Henrique,
Se estivermos falando de funcoes de 1 variavel, a derivada mede o valor do coeficiente angular da reta tangente a um ponto da curva C. Por exemplo, seja (r) a reta tangente que passa pelo ponto (1,1) da curva f(x)=x^2. O valor da derivada em x=1 e dada por f’(1)=2. Esse valor que voce encontrou e o valor do coeficiente angular da reta tangente a parabola nesse ponto, ou seja, é o valor da tangente do ângulo que a reta faz com o eixo x. Nesse exemplo que eu te dei, a reta tangente tem equacao dada por y=2x-1.
Então, você tem que ter em mente que quando você calcula o valor da derivada em um ponto da curva y = e^x, voce está encontrando o coeficiente angular da reta tangente a curva exponencial. Nesse caso, se tomarmos o ponto C=(1,1), teremos que f’(1) = e = 2,718..... Assim a equacao da reta tangente no ponto (1,1) da curva exponencial seria dada por y = ex + (1-e).
Não fiz uma apresentação formal, mas você tendo em mente o que expliquei acima, poderá pegar um livro de cálculo tal como o do SCHOKOWSKI e dar uma olhada no capítulo de taxas de variação.
Leandro Los Angeles, CA.
-----Original
Message-----
Oi, pessoal! Super iG - Internet em Alta Velocidade - http://www.superig.com.br/ ========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html O administrador desta lista é |