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[obm-l] RES: [obm-l] Peteca Robótica



Vou supor que a numeração é no sentido horário e os robos olham para dentro da roda (para fazer sentido de esquerda e direita):
 
    Se o robo R1 tiver a regra P3, ele não sabe o que fazer (pois não sabe donde veio a peteca).
 
    Se ele tiver a regra P2, seus vizinhos têm 0 pontos, e ele passa para o robot que também tem a regra P2, o diametralmente oposto R4. Os vizinhos deste têm 0 pontos, então ele repassa para R1. E assim por diante, a peteca ficaria entre R1 e R4, que sempre têm mais pontos que os vizinhos daqui para a frente. Como o enunciado diz que todos os robos marcaram pontos, não pode ser isso também.
 
    Então R1 tem a regra P1, isto é, A é P1.
 
    Isto quer dizer que R1 passa para R6 no primeiro lance. Suponha agora que R6 tem a regra P2... Como ambos R1 e R6 têm 1 ponto, R6 passará de volta a R1. R1 devolve para R6. Agora ambos R1 e R6 têm 2 pontos, então R6 passa para R1, que volta para R6, ambos com 3 pontos, etc.... Desta maneira, os outros robos nunca marcam, contradição.
 
    Assim, só tem um jeito de dar as regras P1 (a do -1), P2 (a do +1 ou +3) e P3 (a do n-2):
 
R1 R2 R3 R4 R5 R6
P1 P2 P3 P1 P2 P3
 
    Aqui vão os primeiros movimentos:
 
Lance/Peteca está com/Pontos de R1 R2 R3 R4 R5 R6/Próximo Lance
01 R1 1 0 0 0 0 0 (R1 passa para R6)
02 R6 1 0 0 0 0 1 (R6 passa para 1-2=R5)
03 R5 1 0 0 0 1 1 (Como R6 tem 1 ponto, R5 passa para R6)
04 R2 1 0 0 0 1 2 (R6 passa para 5-2=R3)
05 R3 1 0 1 0 1 2 (R3 passa para 6-2=R4)
06 R4 1 0 1 1 1 2 (R4 passa para R3)
07 R3 1 0 2 1 1 2 (R3 passa para 4-2=R2)
08 R2 1 1 2 1 1 2 (R1 tem 1 ponto, vai para lá) -- Note que já sabemos que todos marcam pontos!
09 R1 2 1 2 1 1 2 (R1 passa para R6)
10 R6 2 1 2 1 1 3 (R6 passa para 1-2=R5)
11 R5 2 1 2 1 2 3 (R6 tem 3 pontos, então vai para R6)
12 R6 2 1 2 1 2 4 (R6 passa para 5-2=R3)
13 R3 2 1 3 1 2 4 (R3 passa para 6-2=R4)
14 R4 2 1 3 2 2 4 (R4 passa para R3)
15 R3 2 1 4 2 2 4 (R3 passa para 4-2=R2)
16 R2 2 2 4 2 2 4 (R1 tem 2 pontos, vai para lá)
...
 
Dá até para ver a repetição a cada 8 jogadas.
 
Abraço,
        Ralph
-----Mensagem original-----
De: Wagner [mailto:timpa@uol.com.br]
Enviada em: domingo, 8 de setembro de 2002 17:03
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Peteca Robótica

Olá companheiros de lista
 
Deêm uma olhada nesse problema de lógica.
 
-Em um laboratório de robótica foi feito um jogo de peteca entre robôs. 6 robôs formaram uma roda e foram numerados de 1 a 6.
O robô que ficasse com o número 1 iria começar o jogo com a peteca, marcando assim 1 ponto, todos os demais  começariam o jogo sem pontos. Os robôs foram numerados ou no sentido horário ou no sentido anti-horário. Os robôs foram programados de 3 modos diferntes, de modo que somente 2 robôs possuem a mesma configuração e robôs com a mesma configuração se encontram diametralmente opostos na roda formada.
-As programações possíveis são:
-P1=passe a peteca sempre para o robô imediatamente à direita.
-P2=passe a peteca para o robô imediatamente à esquerda, a menos que ele tenha uma pontuação MENOR que a sua. Nesse caso passe a peteca para o outro robô com configuração P2
-P3=Sendo n o número do robô que lhe passou a peteca, passe a peteca para o robô de número n-2, considere que o antecessor de 1 é 6.
Caso você comece com a peteca, siga a regra A.
 
1ª parte-Sabendo que toda vez que um robô recebe a peteca ele ganha um ponto e que no final do jogo (um jogo são 30 passes) o produto das pontuações dos 6 robôs foi maior que zero. Descreva os 10 primeiros passes e diga qual é a regra A.
 
 
André T.