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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Provar desigualdade.



Legal, muito legal mesmo ! E se o Prof antes fizer umas contas para motivar 
os(as) garotos(as), transformando a busca da prova em uma verdadeira 
batalha, deve ficar mais emocionante ainda ...

A proposito. Neste sentido, lembro que no ano passado eu andava lendo umas 
pesquisas historicas sobre o egito antigo e, em particular, sobre os 
Keri-Hari. Eles constituiam uma Casta Superior, so se admitindo em sua Ordem 
os melhores individuos da epoca ( Melhores do ponto de vista deles, logico 
). O Historiador deixa claro que acredita que esta casta tinha, 
efetivamente, alguma forma de conhecimento secreto e superior porque eles se 
antecipavam aos fatos culturais que iriam ocorrer em dezenas de anos. Todos 
eram Instrutores e/ou Academicos( Professores ).

O ensino interno dos Keri-Hari era iniciatico ... ????? !!!!!

Iniciático : Eles primeiro condicionavam as pessoas EMOCIONALMENTE, 
fazendo-as passar por uma encenacao teatral terrivel. So depois de 
mexer(preparar) o emocional eles passavam a ministrar os cursos intelectuais
propriamente ditos. E antes de cada etapa intelectual havia uma iniciacao ou 
preparacao emocional. Por outro lado, o ensino intelectual era meramente 
fagulhar, vale dizer, o Mestre dava as bases e o emocional do aluno, ja 
preparado, fazia com que o proprio aluno descobrisse a maior parte das 
coisas.

Um abraco
Paulo Santa Rita
3,1604,070502

>From: "Ralph Teixeira" <ralph@fgv.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Provar desigualdade.
>Date: Tue, 7 May 2002 13:48:26 -0300
>
>     Bom, dá para provar MA >= MG para o caso particular de três números 
>como
>o pessoal fez por aqui, usando uma fatoração mágica acessível ao pessoal de
>7a série. Eu não disse que é fácil para a 7a série, pois não é, mas é
>*possível* se feito com carinho e vários exemplos numéricos.
>
>     Fora isso, só se você for direto na álgebra, tipo:
>
>     a=1-b então S=4/27-ab^2 = 4/27-(1-b)b^2 =4/27-b^2+b^3
>
>     Quero mostrar que S=b^3-b^2+4/27 >= 0 para qualquer b entre 0 e 1,
>certo? Procuro uma raiz.... Tento b=1/3 ou b=2/3, já de olho no 27 no
>denominador... Faço as contas, descubro que b=2/3 é raiz (o que era de se
>esperar, pois tomando a=1/3 e b=2/3 tem-se 1/3.2/3.2/3 = 4/27 certinho)...
>Então faço:
>
>     S=(b-2/3)(b^2-b/3-2/9)
>
>     Quero fatorar o outro termo.... Ih, resolvendo a quadrática descubro 
>que
>2/3 é raiz de novo.... Fica assim:
>
>     S=(b-2/3)(b-2/3)(b+1/3)
>
>     S=(b+1/3)(b-2/3)^2
>
>     Bom, como 0<=b<=1, claramente o primeiro termo eh positivo e o segundo
>eh nao-negativo. Assim, S>=0, com a igualdade acontecendo somente para
>b=2/3.
>
>     Que tal?
>
>     Abraço,
>             Ralph
>
>----- Original Message -----
>From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Sent: Tuesday, May 07, 2002 1:04 PM
>Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Provar desigualdade.
>
>
>Ola Thiago,
>
>Bonita a sua solucao. Acho mesmo a mais bonita. Mas, fica o problema : Voce
>nao pode ensinar assim pra um aluno de 7 serie ... Como fazer ? Eu,
>confesso, que nao sei.
>
>Um abraco
>Paulo Santa Rita
>3,1303,070502
>
>
> >From: ciceroth@zipmail.com.br
> >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Provar desigualdade.
> >Date: Tue, 7 May 2002 00:17:53 -0300
> >
> >
> >
> >como a + b = 1, usando MA => MG, temos
> >2a + b + b/3 =>(2ab²)^1/3
> >2/3=>(2ab²)^1/3 <=> 8/27=>2ab² <=> ab²<=4/27
> >
> >um abraço Cicero Thiago
> >Use o melhor sistema de busca da Internet
> >Radar UOL - http://www.radaruol.com.br
> >
> >
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