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Re: Assuntos que caem nas olimpíadas 3
Desta vez serei um pouco mais breve.
Desculpe professor, mas não entendo a razão pela qual o senhor acredita que
meu ponto de vista se resume em:
"Não podemos ensinar matemática para esses garotos porque, apesar de
talentosos, eles não sabem matemática."
Não concordo com esta frase, e, como todos podem notar, em momento algum
referi-me em meus dois e-mails anteriores ao ensino da matemática aos nossos
jovens talentos.
Na verdade, acredito que devemos ensinar matemática exatamente aos que não
sabem matemática !!??
A minha preocupação quanto a introdução destes assuntos é que não podemos
esquecer que a OBM é uma competição nacional, e assim tem que ser o mais
justa (ou menos injusta) possível perante todos os participantes. Não
podemos ficar apenas analisando os efeitos didáticos ou estimulatórios da
OBM em relação a professores e alunos, temos que também analisar o efeito
competição.
Caso estivéssemos discutindo este assunto na Romênia ou na Polônia,
evidentemente eu concordaria com a introdução deste assuntos não
tradicionais (tomando o cuidado da prova não lembrar um vestibular!!!), pois
o efeito injustiça seria mínimo, e teríamos uma olimpíada com assuntos mais
abrangentes, unindo questões de raciocínio com questões técnicas, formando
assim, como o senhor mesmo disse, uma olimpíada ideal. Contudo, nem sempre o
ideal em relação a algum assunto é aplicável em qualquer lugar. Por exemplo
no Brasil o efeito injustiça neste caso seria muito grande, e a igualdade de
condições dos competidores estaria ameaçada.
Por fim, claramente os alunos treinados levam vantagem em relação aos alunos
não treinados inclusive nas questões de raciocínio, entretanto esta vantagem
é bem menor que nas questões técnicas, pelo simples fato que o aluno não
treinado possivelmente nem conhece a teoria envolvida na questão técnica.
Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira
Coordenador da Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática no Estado do
Pará
----- Original Message -----
From: <profeduardoo@zipmail.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Friday, May 25, 2001 11:55 PM
Subject: Re: Assuntos que caem nas olimpíadas 3
>
> Caro Marcelo,
>
> Respeito profundamente seu ponto de vista mas ele se resume mais ou menos
> assim:
>
> "Não podemos ensinar matemática para esses garotos porque, apesar de
talentosos,
> eles não sabem matemática."
>
> É um pensamento comodista.
>
> O objetivo da olimpíada é o de "incomodar", de provocar jovens e
professores.
> Há várias maneiras de fazer isso.
>
> 1) Uma delas é elaborando provas de "raciocínio". Será que jovens
preparados
> de melhores escolas também não levam vantagem nesse tipo de prova?
Obviamente
> também existe matemática por trás de cada questão de "raciocínio" que se
> propõe; a diferença é que é uma matemática não usualmente tratada nas
escolas.
> Ainda mais: Acredito que é com este tipo de situação que os
"privilegiados"
> levam mais vantagem por possuirem uma formação mais ampla.
>
> A questão que estou levantando não é Escola Particular X Escola Pública
> ou qualquer coisa similar. Acredito que esse é um problema muito mais
profundo
> e não é objetivo dessa lista.
>
> 2) Outra maneira de motivar professores e alunos é com desafios
relacionados
> ao dia a dia da sala de aula, como expliquei na primeira mensagem. A
diferença
> aqui é que trata-se de um jogo no qual as peças, ou seja, a matemática,
> são conhecidas antes e isso provoca um estudo completo por partes de
professores
> e alunos antes das olimpíadas.
>
> É claro que uma olimpíada ideal deve misturar essas duas maneiras.
>
> Só para dar um exemplo, uma excelente questão que caiu na segunda fase da
> OBM foi a dos óculos, que está sendo discutida nesses dias (a da
probabilidade).
>
> Não se engane achando que as questões de "raciocínio" não são mais
técnicas
> que as tradicionais. Muitas vezes as soluções oficiais escritas escondem
> toda uma teoria que pode ser bastante conhecida por alunos treinados. Pode
> ser um problema de grafo que é um caso particular de um teorema conhecido
> ou um problema que usa uma batida técnica de invariante.
>
>
> Não quero criar polêmica. Apenas estou propondo e colocando em debate que
> a OBM cobre mais assuntos ligados a sala de aula, principalmente na 1a e
> 2a fase.
> -- Mensagem original --
>
>
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>
> ___________________________________________________________
>
> http://www.zipmail.com.br O e-mail que vai aonde você está.
>
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>