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Re: Definição de Ln, conflitos internos e Navalha de Occam






> 
> E, aproveitando a brecha, queria perguntar se ainda faz sentido
> racionalizar a resposta de uma questão, entenda-se, fazer de 1/raiz(3)
> virar raiz(3)/3. Tipo, se, num vestibular, cair uma pergunta cuja
> resposta seja racionalizável e houver uma resposta não racionalizada,
> entre qual optar?
>
Neste ponto nao se preocupe. Nao vai acontecer. 1/raiz(3) eh igual
a raiz(3)/3 e nao pode haver duas opcoes certas em uma questao.
O que ocorre eh o seguinte.
Antigamente todos os professores obrigavam os alunos a racionalizar
as respostas e, em geral, nao se sabia por que se devia fazer isto.
Esta certo que a resposta racionalizada era frequentemente
"mais bonita" que a nao racionalizada, mas isto nao eh uma justificativa
seria.
Na realidade, o motivo era o seguinte. Para obter um valor aproximado
da resposta, eh muito mais simples obte-lo da expressao racionalizada.
Por exemplo, para obter um valor aproximado de 1/raiz(3) voce deve
fazer, no braco, a conta 1/1,7321. Ora, esta conta eh dificil. Muito
mais rapido e eficiente eh calcular 1,7321/3.
Entretanto hoje, com as calculadoras, isto nao faz a menor diferenca.
Portanto, racionalizar ou nao, passa a ser uma questao de gosto.

Abraco,

Wagner.