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Re: Re: sugestão



Mais uma vez concordo com o Alexandre.

Esclarecimento historico:
Andrew Wiles: matematico que demonstrou o grande teorema de Fermat.
Andre Veil: matematico frances que fez parte do grupo Bourbaki.
Hermann Weyl: matematico alemao, um dos ultimos da escola de Goettingen,
que acabou desbaratada a partir de 1933, com a ascensao do nazismo.
JP

-----Mensagem original-----
De: alexv@esquadro.com.br <alexv@esquadro.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Sexta-feira, 18 de Agosto de 2000 09:54
Assunto: Re: Re: sugestão


>Estive pensando (ihhh...) um pouco sobre esse negócio de questões triviais
>e questões difíceis, senão vejamos:
>
>Eu encaro da seguinte forma:  Não há questão, qualquer que seja o seu
>nível, que não mereça atenção de alunos ou professores. Se um leitor a
>considerar elementar para o seu nível de conhecimento ele deve se lembrar
>que ao emitir comentários, sugerir leituras sobre o assunto ou mesmo
>mostrar o caminho da solução, ele estará ajudando: 1)à quem enviou à
>dúvida; 2)estará ajudando a tantos outros que talvez ainda não tenham
>percebido que possuem a mesma dúvida; 3) por último estará no mínimo
>exercitando, mesmo que sem perceber, os seus conhecimentos.
>Caso a questão seja de nível superior ao conhecimento de um leitor, isso
>deve servir de incentivo, motivação, para que ele procure aprender um
>pouco mais, mesmo que gradualmente, sobre os assuntos relacionados à
>questão.
>
>Vocês já pensaram se o Ralph , O Gugu , o Nicolau  (até aqui já são 4
>medalhas de ouro em IMO's), O Eduardo Wagner, O Morgado, e tantos outros,
>simplemente resolvessem pensar " Ahh, essa questão é trivial demais para o
>meu nível... vou ignorá-la" quando encontrassem questões que para eles
>fossem elementares, mas que para nós não são??  O que seria dessa nossa
>discussão em matemática?.
>
>Por outro lado, Andrew Weil (é assim??) conheceu o Teorema mais famoso do
>mundo (lembram, o ùltimo de Fermat.) com apenas 10 anos de idade, e o
>perseguiu a vida toda. Ou seja, ele desenvolveu matemática exatamente por
>ter se defrontado com um problema que ele (e todo mundo, literalmente!)
>simplesmente não consegui resolver. E se ele tivesse, como tantos fizeram,
>desistido por pensar " Ahhh.. isso está bem acima do meu nível!". Mas não,
>ele preferiu encara de outra forma,aprendeu matemática gradualmente e isso
>era apenas o começo da brincadeira.
>
>Eu quando era do primário ficava fascinado com o pessoal do ginásio porque
>eles somavam x e y e encontram números como resposta. Eu ainda não sabia
>nada sobre o assunto, e pra mim aquilo parecia difícil. Acho que foi por
>isso que resolvi estudar matemática...
>
>Era isso... desculpem o tempo tomado!
>
>[]'s,
>Alexandre Vellasquez
>
>
>
>>se alguém acha um problema muito difícil, pode simplesmente ignorá-lo; se
>>o acha trivial, pode descartá-lo da mesma forma. E se alguém quiser propor
>>um problema para as duas listas? Então todos aqueles que se inscreverem
>>nas duas listas receberão uma mensagem em duplicata.
>>
>>Essa é a minha opinião.
>>
>
>