[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: sugestão
Uma das grandes vantagens de se
estudar matemática é descobrir o quanto de verdade não se sabe. Penso que
um grande professor deve enxergar com mais clareza coisas simples,
elementares, fundamentais. Por isso não vejo razão para desperdiçar a
chance de conhecê-los. Por isso, não gostaria de abrir mão do
privilégio de participar desta lista.
Se um determinado problema é
considerado trivial demais para alguém, ele simplesmente pode ignorá-lo.
Ocorre que o mesmo problema trivial pode encontrar em outra pessoa uma
maneira inusitada de encará-lo. Falar de forma precisa sobre coisas
simples me parece que exige muito mais genialidade do que falar de forma
complicada sobre qualquer coisa.
Para
contornar o problema, sugiro que aqueles que desejarem, iniciem o e-mail
colocando o nivel real de instrução matemática que possui (domina o
conteúdo até qual série escolar, por exemplo?). Dizer isso não implica
constrangimento... Quero dizer, não quando se está em meio a pessoas que
sabem que ainda têm muito o que aprender, mesmo quando comparado com tudo
que já sabem...
Um abraço,
Demétrius.
Em 21:17 15/08/2000 -0300, você escreveu:
Olá
pessoal!
Tenho refletido muito sobre a
riqueza que tem sido as discussões dos mais diferentes ramos da
matemática, aqui na lista. Nela tem matemáticos de alto gabarito, o que
eleva o nível da discussão, contribuindo muito para nossa formação. Até
aí tudo bem, mas eu fico pensando: Como a lista está aberta a todos,
alunos e professores, será que um aluno de quinta, sexta, sétima e oitava
séries consegue acompanhar o debate, acho difícil. Seria interessante se
houvesse níveis diferentes para os listeiros, aí a medida em que o
participante fosse amadurecendo iria subindo os níveis, assim como é a
OBM.
Não é crítica, mas sim uma
sugestão.
Aguardo
comentários.