[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

matemática no enem



Caros amigos da lista, não sei se o assunto é adequado, mas não vejo prejuízo nenhum para a lista. Gostaria de ter a opinião de vocês.

Vou tentar ser breve: O exame nacional propõe situações práticas, contextualizadas, exigindo do aluno, raciocínio e não simplesmente memorização de fórmulas. Não vejo problema até aí. No entanto muitas questões exibidas nas provas anteriores, embora bem boladas, não abrange toda a matemática que se ensina em sala de aula. Continuando nesse ritmo, então, existe a possibilidade de se excluir naturalmente determinados conteúdos do vestibular e consequentemente dos currículos dessa nova geração. Será que daqui a alguns anos esse conhecimento elaborado, adquirido através de grandes mestres, textos de livros e revistas não vão se tornar inadequados as novas propostas de ensino por não ser tão "prático"? Tal conhecimento não ficará mais elitizado ou mesmo esquecido? O conhecimento elaborado e o conhecimento cotidiano na minha opinião devem caminhar juntos. Mas, a partir do momento que se exclui uma porcentagem tão alta de conteúdos matemáticos, parece até que apenas uma pequena parte do que se ensina tem utilidade prática. Todo conhecimento tem sua importância em nosso crescimento. Mas do jeito que as coisas ocorrem, parece até que foi um desperdício aprender tanto.

plutao@secrel.com.br

Grato!!!!!!!!!