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Re: Congruencias



On Thu, 24 Jun 1999, Eduardo Casagrande Stabel wrote:

> Para se situalizar. Eureka!2 paginas (41...52). Vou falar, agora sobre
  a pagina 43. Em baixo dessa pagina esta escrito, em negrito,
  "Definicao:" e entao vem a seguinte explicacao:
> 'Dados n,a E  Z  n>0 , definimos
  seta(a) = seta(a)(modulo n) = {k E Z | k==a(modulo n).'
> Entendam E como pertencer, seta(a) como se houvesse uma seta sobre a,
  e o sinal == como o sinal de congruencia.

At� aqui tudo bem, exceto que a "seta" deveria ser apenas uma "barra".
Como n�o tenho a revista comigo n�o tenho certeza quanto a o que
exatamente saiu na revista, mas *deveria* ter sido uma barra.

> Por essa definicao, eu cheguei a conclusao de que seta(a)
  eh um conjunto de infinitos elementos, porem acho que isso esta errado.
  Segundo o meu exemplo:
> 
> Supodo para a=2, n=3. Logo 5==2(mod 3), 8==2(mod 3), 11==2(mod 3), ...
  Entao eu concluo que seta(a) = {..., 5, 8, 11, ...}. 

Seu exemplo est� corret�ssimo.

> Depois o livro continua com outra explicacao que me complicou mais ainda:
> 'Dados a,b E Z definimos seta(a) + seta(b) = seta(a+b) ....'

Correto. Observe que isto � a *defini��o* para o lado esquerdo donde...

> Fiz outro exemplo de valores para a e b e tentei ver se o conjunto
  era o mesmo, mas deram dois conjuntos diferentes um para seta(a) +
  seta(b) e outro completamente diferente para seta(a+b).

N�o faz sentido calcular "seta(a) + seta(b)" de outra forma, nem muito
menos achar uma resposta diferente.
Talvez voc� esteja confundindo + com U?

> E ainda tem mais. No livro:
> 'Definimos ainda Z/nZ =.... '
> Isso eh que me inverteu. O que eu devo fazer?
  Dividir um conjunto pelo outro? E como eu descubro que conjunto eh nZ?
  Eu devo multiplicar todos os elementos de Z por n?

A defini��o est� dizendo o que fazer! Voc� n�o deve se impressionar
pela nota��o de divis�o; a raz�o para ela ser usada � uma analogia
um pouco discut�vel.

Mas para dar um exemplo, quem � Z/3Z? Voc� j� encontrou um elemento.
Os elementos todos s�o:

0 = { ..., -6, -3, 0, 3, 6, ... }
1 = { ..., -5, -2, 1, 4, 7, ... }
2 = { ..., -4, -1, 2, 5, 8, ... }

> Acho que ficou claro que eu nao entendi patavinas do que esta
  escrito. Peco ajuda para os mestres...

D� uma olhada em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/qwerty/mersenne,
especialmente os dois primeiros cap�tulos; talvez ajude.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau