[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
[obm-l] =?WINDOWS-1252?Q?Exerc=EDcios_do_E._Fundamental?=
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: [obm-l] =?WINDOWS-1252?Q?Exerc=EDcios_do_E._Fundamental?=
- From: "J. Renan" <jrenan@xxxxxxxxx>
- Date: Fri, 16 Jun 2006 02:30:42 -0300
- DomainKey-Signature: a=rsa-sha1; q=dns; c=nofws; s=beta; d=gmail.com; h=received:message-id:date:from:to:subject:mime-version:content-type; b=WmE8yy4i+XUApBVKG7sBJvBmzuvJZTJUGjEw6lS8jLIHFtur6zg5rUMSKnAwj3owMzZC62hl/dMnRM3h8t4VUMel0RF41ZlmuKt8KPOrN4tjcB49W+r46NSJuzaUvetvhj98SPF55MtFrXq5HkBVcFNvnf7/o3ICayOurf8bCRo=
- Reply-To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Ol� � todos da lista!
Bem sei que muitos professores de matem�tica acompanham diariamente a lista. Me propus h� algumas semanas a fazer um curso preparat�rio para uma grande escola aqui da regi�o, mas me afastei da matem�tica do ensino fundamental, perdendo a no��o do que � e do que n�o � capaz o aluno mediano de fazer.
A ocasi�o me for�a agora a bolar uma prova de matem�tica para classificar os alunos em turmas de acordo com as notas, mas estou cum um pouco de receio sobre o n�vel das quest�es. Abaixo mostro 2 delas e pe�o que opinem...
1� Um piloto do avi�o Super-Tucano est� realizando uma opera��o de busca. Junto dele est� um co-piloto, necess�rio a
todas as opera��es. O avi�o parte da base at� a cidade B, demorando 1 hora e 40 minutos para
chegar.Depois, levanta v�o novamente e segue at� a cidade A, demorando 1 hora e 20 minutos. Quando chegam a cidade A, o piloto e o co-piloto s�o surpreendidos por um ataque e o co-piloto � for�ado a seguir sozinho a viagem, fugindo as pressas.
O co-piloto sabe que a dist�ncia entre a base e a cidade B, que � de 500 km, sabe que o �ngulo formado entre a base, a cidade A e a cidade B corresponde a 90� e que o avi�o consegue voar 10.000 m com um litro de gasolina.
Sabendo que o avi�o tem 29 litros de gasolina e que a velocidade dele � constante em todas essas viagens, marque a alternativa que indica, respectivamente, se ele conseguir� chegar ou n�o at� a base e o tempo que demora a viagem
a) N�o, 50 minutos
b) N�o, 1 hora
c) Sim, 40 minutos
d) Sim, 1 hora e 20
2 -Considere a equa��o x� + bx + c=0. Sabendo que m e n s�o as ra�zes dessa equa��o e que m e n s�o dois n�meros naturais consecutivos e primos (com m>n), assinale a alternativa correta:
a) b+c = 5
b) b-c = 11
c) b = -b + m*n
d) (-b)� � c� = -11
Voc�s acham que essas quest�es separam conseguem avaliar com efic�cia o conhecimento dos alunos? Acham que as quest�es exigem mais do que deveria?
Agrade�o desde j� pela ajuda pessoal, abra�os!