[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Re: [obm-l] ESQUE�AM A �LGEBRA!



Com esta forma coloquial de lidar com matem�tica s� d� pra resolver 
problemas de ovo galinha e filhos.
Certamente este n�o � o objetivo dela e ainda bem que a muito tempo os 
homens entenderam que a linguagem simb�lica � mais eficiente.
Sua abordagem vale como divers�o e acho que com este objetivo � muito 
v�lida, afinal sem divers�o a vida seria muito chata.
Lembra dos algarismos romanos ?
Lembra porque eles foram abandonados ?

Ojesed.

----- Original Message ----- 
From: "Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis" <jorgelrs1986@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, May 03, 2006 8:53 AM
Subject: [obm-l] ESQUE�AM A �LGEBRA!


> Calma! Apenas fra��es e contas em lugar de equa��es e inc�gnitas, pois nem 
> s� de xis vive a matem�tica. Muitas vezes, formas n�o "matem�ticas" de 
> resolver um problema podem ser mais elegantes e econ�micas.
>
> Uma senhora resolve presentear os tr�s filhos com ovos frescos que traz em 
> uma cesta. Ao mais velho, ela d� a metade do que possui e mais meio ovo. O 
> do meio recebe metade do que restou na cesta e mais meio ovo. O filho mais 
> novo ganha a metade do novo resto e mais meio ovo e a m�e fica sem nada. 
> Quantos ovos havia na cesta e quantos a m�e deu a cada filho?
>
> Raciocinando do terceiro para o primeiro filho: se a m�e deu ao �ltimo 
> filho metade do que havia na cesta e mais meio ovo, ficando sem nada, � 
> porque meio ovo � a metade do conte�do da cesta. Logo, havia um ovo apenas 
> quando ela chegou ao terceiro filho. Bem, j� sabemos que o terceiro 
> recebeu apenas um ovo, que era tudo o que a m�e possuia ao deixar o 
> segundo filho. Ora, ao segundo filho, ela deu a metade do que havia 
> sobrado do primeiro e mais meio ovo, ficando, como j� sabemos, com um 
> �nico ovo. Se n�o tivesse dado o meio ovo, teria lhe restado um ovo e 
> meio, ou seja, metade da quantidade com que chegou ao segundo filho: tr�s 
> ovos. Observe que, se chegou ao segundo com tr�s ovos, deu metade da 
> quantidade (um e meio) e mais meio: dois ovos portanto. Assim, j� sabemos 
> que ao terceiro ela deu um ovo e ao segundo, dois, tendo vindo do primeiro 
> filho com tr�s ovos. Isso � a metade do total, menos meio ovo; portanto, a 
> metade do conte�do total da cesta � equivalente a tr�s ovos e meio. 
> Consequentemente, a m�e possuia sete ovos. Ao primeiro filho deu a metade 
> (tr�s e meio) e mais meio = quatro ovos.
>
> Da mesma forma como registramos o uso abusivo do computador e das 
> calculadoras no ensino fundamental, tem muita gente que quando as esquece 
> em casa tem a sensa��o de ter sa�do sem c�rebro. O mesmo se aplica a 
> certos curr�culos que, de t�o algebrizados sonegam aos alunos a Aritm�tica 
> e a Geometria.
>
> Abra�os!
>
> _________________________________________________________________
> COPA 2006: O hor�rio dos jogos do Brasil na Copa Clique aqui! 
> http://copa.br.msn.com/tabelas/tabela/
>
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
>
>
> -- 
> No virus found in this incoming message.
> Checked by AVG Free Edition.
> Version: 7.1.385 / Virus Database: 268.5.1/328 - Release Date: 1/5/2006
>
> 

=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================