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Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_PG_(quest�o_sem_prop�sito)



Primeiramente, obrigado pelas respostas!
Infelizmente eu n�o consegui entender direito nenhuma das duas. A do Marcelo, acho, porque n�o conhe�o derivadas. E a do "netstat" (me desculpa, eu ainda n�o sei o seu nome) n�o entendi por que os denominadores est�o em P.G. cuja raz�o � 1/2. A soma � 1+2/2+3/4+4/2+5/16 logo considerando os denominadores, temos: (1, 2, 4, 2, 16...). Desde j�, agrade�o a aten��o.
 
Nelson

netstat <netstat@brasnet.org> wrote:
Se voce notar, na parte superior seria uma pa, e na inferior uma pg.
Ou seja por "defini��o" seria uma PAG de razao aritm�tica 1 e geom�trica 1/2.
Costumo resolver esses exemplos do seguinte modo.
1) identificar a razao geom�trica
2) somar essa raz�o � PAG
3) subtrair dessa soma a PAG original
 
fazendo isso, nota-se que fica uma pg constante de razao 1.
assim so precisa-se aplicar a soma infinita, vendo que q<1 e ela sendo convergente.
S=1
 
Acho que desse modo voc� n�o precisa ficar na tentativa e erro.
Se eu estiver enganado em algum passo por favor, me corrijam.
At� mais
----- Original Message -----
From: Nelson
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Monday, November 03, 2003 7:57 PM
Subject: [obm-l] PG (quest�o sem prop�sito)

Ol� a todos.
Muitas vezes fico frustado com a matem�tica quando encontro uma quest�o, fico me matando resolv�-la a partir dos conceitos e defini��es expostos, e quando vou ver a resolu��o, ela � resolvida atrav�s de pura tentativa e erro. Pois bem, a� vai a quest�o:
 
Calcule a soma da s�rie 1 + 2/2 + 3/4 + 4/2 + 5/16 + ...
 
Resolu��o:
Decompomos os termos da s�rie e os colocamos na disposi��o a seguir, onde somamos coluna por coluna.
 
1 ->        1
2/2 ->    1/2 +  1/2
3/4 ->    1/4 +  1/4 +   1/4 
4/8 ->    1/8 +  1/8 +   1/8 +   1/8
5/16 -> 1/16 + 1/16 + 1/16 + 1/16 + 1/16
 
Somas das colunas: 2 + 1 + 1/2 + 1/4 + ... = 2/(1 - 1/2) = 4
 
Sei que a pr�pria quest�o d� uma dica, j� que colocou 2/2, e que � uma quest�o que necessita de perspic�cia (� o tipo de quest�o que voc� tem que errar uma vez). Mesmo assim, o aluno tem que ficar tentando hipoteses, ao inv�s de testar seus conhecimentos te�ricos.
 
Finalizando, agradeceria qualquer resposta que fosse diferente desta, e, se poss�vel, que valorizasse as defini��es. Se n�o existir, agrade�o a aten��o.
 
[]�s Nelson



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