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[obm-l] Problemas do Igor Correia Oliveira



Title: Help
Caro Igor:
 
Seguem-se alguns coment�rios sobre os seus problemas.
 
1�) (Lista da Cone Sul) Estudantes de 13 cidades diferentes participam de uma competi��o. Os estudantes foram divididos em 5 grupos , de acordo com suas idades 13, 14, 15, 16 ou 17 anos. Prove que poderemos escolher ao menos 9 participantes tal que, para cada um deles, o n�mero de participantes de seu grupo � maior que o n�mero de participantes de sua cidade.
 
Considere a matriz A(5x13) tal que A(i,j) = n�mero de estudantes com idade (i+12) que vieram da cidade j.
Sejam:
L(i) = soma dos elementos da i-�sima linha ( i = 1, ...,5)
C(j) = soma dos elementos da j-�sima coluna ( j =1, ..., 13)
                                                    5                 13
S = soma dos elementos de A = SOMA L(i) = SOMA C(j)
                                                  i = 1             j = 1
 
Com estas defini��es, o problema se reduz a provar que existem pelo menos 9 pares ordenados (i,j) (1 <= i <= 5; 1 <= j <= 13) tais que L(i) > C(j).
 
Suponhamos, inicialmente, que todos os estudantes tenham a mesma idade (digamos r+12 anos).
Ent�o L(r) = S e L(i) = 0 para i <> r.
Como h� pelo menos um estudante de cada uma das 13 cidades, nem todos os estudantes v�m da mesma cidade. Assim, para todo j, C(j) < S ==> L(r) > C(j) e podemos escolher 9 pares (r,j) tais que L(r) > C(j).
 
Suponhamos, agora, que pelo menos dois estudantes t�m idades diferentes e que existam no m�ximo 8 pares ordenados (i,j) tais que L(i) > C(j).
 
Para cada (i,j) calculemos o valor m�ximo de [L(i) - C(j)].
Este valor m�ximo � igual a S, e ocorre justamente quando:
1. todos os estudantes tiverem idade (i+12) (ou seja, L(i) = S);
E
2. nenhum estudante vier da cidade j (ou seja, C(j) = 0).
 
Agora, vamos calcular a soma de todos os [L(i) - C(j)] (1 <= i <= 5; 1 <= j <= 13).
   5           13                               5                  13
SOMA [ SOMA L(i) - C(j) ] = 13*SOMA L(i) - 5*SOMA C(j) = 13*S - 5*S = 8*S.
 i = 1       j = 1                           i = 1               j = 1
 
A contribui��o dos termos com L(i) > C(j) �, no m�ximo, igual a 8*S (no m�ximo 8 termos com valor m�ximo igual a S).
De fato, a contribui��o m�xima � estritamente menor do que 8*S, uma vez que se todos os 8 termos [L(i) - C(j)] fossem iguais a S, ent�o, todos os estudantes teriam a mesma idade ( i seria o mesmo para os 8 pares (i,j) ) o que contraria a nossa hip�tese de existirem pelo menos dois estudantes com idades distintas.
 
Para todos os demais termos do somat�rio, teremos L(i) <= C(j) ==> L(i) - C(j) <= 0 ==> contribui��o <= 0.
 
Isso quer dizer que:
   5           13                           
SOMA [ SOMA L(i) - C(j) ] < 8*S  ==>  contradi��o.
 i = 1       j = 1                        
 
Logo, existem pelo menos 9 pares ordenados (i,j) com L(i) > C(j).
 
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2�) Prove que tg(81)� -tg(63�) +tg(9�) -tg(27�) = 4
 
N�o consegui achar nenhuma forma "n�o-bra�al" de se provar isso.
O melhor que eu consegui foi expressar estes �ngulos em termos do �ngulo de 45 graus, cuja tangente � 1, o que facilita a �lgebra.
Temos que: 81 = 45 + 36, 63 = 45 + 18, 27 = 45 - 18 e 9 = 45 - 36, e os �ngulos de 18 e 36 graus tamb�m n�o s�o muito "ruins", uma vez que 18 = 90/5 e 36 = 180/5 ==> pode-se calcular o valor dos senos e cossenos desses �ngulos usando nos. complexos ou a geometria do pent�gono e do dec�gono regular, por exemplo.
 
No caso dos nos. complexos, podemos calcular o valor de [cos(x) + i*sen(x)]^5 de duas formas - expandindo o bin�mio e usando a f�rmula de DeMoivre. Igualando os resultados obtidos e fazendo algumas simplifica��es, obtemos:
cos(5x) = 16*cos^5(x) - 20*cos^3(x) + 5*cos(x)
sen(5x) = 16*sin^5(x) - 20*sin^3(x) + 5*sin(x)
 
Eventualmente, chega-se a:
tg(18) = sen(18)/cos(18) = raiz[(5 - 2*raiz(5))/5] = A
tg(36) = sen(36)/cos(36) = raiz[5 - 2*raiz(5)] = raiz(5)*A
 
e, portanto:
tg(81) = tg(45+36) = [1 + raiz(5)*A]/[1 - raiz(5)*A]
tg(63) = tg(45+18) = (1 + A)/(1 - A)
tg(27) = tg(45-18) = (1 - A)/(1 + A)
tg(9) = tg(45-36) = (1 - raiz(5)*A)/(1 + raiz(5)*A)
 
Depois, � s� somar e simplificar...
 
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Um abra�o,
Claudio.