[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: Aprendendo mat. sem perder o resto
Ola Marcelo e
colegas da Lista,
S� uma observa��o : em nenhum momento na minha mensagem eu DEFINI genial e
erudito. Me parece que a mensagem, ao usar "talvez esse seja o genial",
"talvez esse seja o erudito", esta apenas sugerindo e, nao, definindo.
Por outro lado, admita que sejam definicoes : � possivel ter "ponto de
vista" sobre elas ? me parece que diante de uma definicao, nos a ACEITAMOS,
nao a INTERPRETAMOS, logo, sobre ela, nao podemos ter ponto de vista.
� verdade, todavia, que eu conheco muito pouco de Matematica e Ciencias
Afins, de forma que sua brilhante interven��o enriqueceu estes meus poucos
conhecimentos e de muitos outros ... Queria apenas prestar minha
solidariedade com o colega, que vive uma circunstancia que eu tambem ja
vivi. Penso que minha mensagem foi clara, neste sentido.
Me parece, outrossim, que uma corre��o subjetiva deveria ser endere�ada ao
sujeito, n�o ao publico.
Independente de tudo isso, agrade�o os esclarecimentos e retifica��es que o
colega fez e os acrescentarei aos meus (poucos) conhecimentos. Obrigado.
Um abra�o
Paulo Santa Rita
7,2213,05052001
>From: "Marcelo Souza" <marcelo_souza7@hotmail.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Aprendendo mat. sem perder o resto
>Date: Sat, 05 May 2001 23:50:51 -0000
>
>Ol�,
>Desculpe mas discordo do seu ponto de vista em rela��o a sua defini��o
>erudito e genial. Com poucos conhecimentos conseguir levar a grandes
>resultados confere capacidade de criatividade, mas isso � moment�neo.
>O que conhece mais sempre leva vantagem em rela��o ao que conhece menos,
>isso sem d�vida � verdadeiro. A capacidade de resolver coisas aplicando
>pouco conhecimento, digamos assim, � algo sutil, � algo da pr�pria id�ia
>que
>se tem de um problema na hora de resolv�-lo. Esses que muito conhecimento
>tem provavelmente j� fizeram v�rias solu��es que necessitavam de pouco
>conhecimento (mas nem sempre os de pouco conhecimento resolvem todos os
>prolemas que os de muito conhecimento resolvem). Depende do �ngulo
>focalizado pelo leitor do prolema: isso confere genialidade! N�o o simples
>aspecto de resolver coisas utilizando pouco conhecimento, at� pq existem
>coisas que talvez o pouco conhecimento n�o possa resolver, isso nos leva a
>pensar que o que mais conhecimento tem leva vantagem.
>Bom, Gustavo, o meu recado � esse:
>Saia em as mat�rias fundamentais em matem�tica, pois por elas as vezes
>podemos resolver problemas mais complexos. Qto a separa��o de mat�rias,
>estude todas, monte um hor�rio, tente se organizar, como sua prioridade �
>matem�tica, penetre mais profundamente no assunto, separe tempos iguais
>para
>o esrtudo das materias, mas descole um tempo extra para estudar sempre um
>pouco a mais em matem�tica.
>essa � minha dica
>ara�os
>Marcelo
>>From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
>>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>>Subject: Re: Aprendendo mat. sem perder o resto
>>Date: Sat, 05 May 2001 22:59:45
>>
>>Ola Gustavo e
>>Colegas da Lista,
>>
>>Sauda��es a todos !
>>
>>A sua preocupa�ao � procedente... dar exclusividade a uma( algumas )
>>mat�ria(s), negligenciando as outras, pode ser a causa de um fracasso
>>futuro. Evidentemente que o tempo e a aten��o dispensada a cada Mat�ria
>>deve
>>ser proporcional ao peso que ela tenha no vestibular que voce vai prestar.
>>
>>Todavia, me parece ser dificil ( talvez imposs�vel ) esclarecer com rigor
>>o
>>conceito de aprofundamento e tabelar tecnicar uniformes de exercit�-lo ...
>>
>>Talvez a profundidade tenha duas dimensoes ou aspectos :
>>
>>1)Profundo e aquele que com poucos recursos ou conhecimentos obtem grandes
>>resultados. ( talvez esse seja o genial )
>>2)Profundo e aquele que sabe detalhes que poucos sabem e que portanto pode
>>resolver com maior prontidao as questoes justamente por ter estes
>>conhecimentos pouco divulgados ( talvez esse seja o erudito )
>>
>>O aprofundamento 1) voce obtem fazendo muitos exercicios nao triviais e e
>>fruto sobretudo de uma vivencia mental e interna dos conceitos basicos que
>>voce aprendeu. O aprofundamento 2) voce obtem fazendo pesquisas e leituras
>>adicionais.
>>
>>Alguem ja disse que o "Conhecimento" e uma sintese harmoniosa destas
>>coisas
>>... Qualquer delas isolada e apenas "Informa��o"...
>>
>>Entao, divida o tempo proporcionalmente ao peso das materias; enumere os
>>itens a ser estudado em cada uma e APROFUNDE os seus conhecimentos nas que
>>voce precisar.
>>
>>Um abraco pra voce,
>>Boa Sorte !
>>
>>Paulo Santa Rita
>>7,2000,05052001
>>
>>
>>
>>>Gustavo Martins gravada:
>>>
>>>Colegas: Estou no 3� ano do Ens. M�dio e percebi que se eu desejo
>>>aprender *bem* a Matem�tica e outras mat�rias exatas, tenho que ter
>>>dedica��o quase exclusiva, ficando com pouqu�ssimo tempo para estudar
>>>os "outros" assuntos (biologia, geografia, etc). Por�m, se eu tiver
>>>que fazer isso, posso me dar mal. Creio que alguns j� passaram por
>>>esse problema e podem me dar algum tipo de sugest�o para que eu possa
>>>aprender bem as mat�rias exatas e sobrar algum tempo para as outras.
>>>Qualquer ajuda serve. Atenciosamente,Gustavo
>>
>>_________________________________________________________________________
>>Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com.
>>
>
>_________________________________________________________________________
>Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com.
>
_________________________________________________________________________
Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com.