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Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] D�VIDAS ING�NUAS!
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] D�VIDAS ING�NUAS!
- From: "Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet" <peterdirichlet2003@xxxxxxxxx>
- Date: Thu, 26 Apr 2007 09:56:10 -0300
- DKIM-Signature: a=rsa-sha1; c=relaxed/relaxed; d=gmail.com; s=beta; h=domainkey-signature:received:received:message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:references; b=NdDzXeox1HP6w6TmM/gp4SatWFjZ99eEzbM7lIJG8V4ySvK2svqEoURx0LcWfQily2/b6FhIUWOS80AkX+shzrVe/HrpCiXtb9CHB6XsLfRXl7DNDfp3lG53A6fFniWctSr4kETEXq2dIOWclJL6J4BKCSr6HNf4RlhJFQBG9wE=
- DomainKey-Signature: a=rsa-sha1; c=nofws; d=gmail.com; s=beta; h=received:message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:references; b=qfn1r4wzfOSehPnXGEWLAWGBpWba2i1wwJfIfPHK0m1c7xTisd88Oo9OdTZgF0mfEugw/Dghm+bOsL5sg1LNELxvVSEKLQzSMtCkpHvIcmOEOn4qx0MDBLYhIgwtclkoPCZpqFgHJHe1RK4F1i1LITTmi3QeysNFFkNU9woDrL4=
- In-Reply-To: <002401c786a1$f51e0370$1485010a@Benedito>
- References: <BAY116-F14DAB258EF03D65E608D74834A0@phx.gbl> <002401c786a1$f51e0370$1485010a@Benedito>
- Reply-To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
bem, distorcendo o enunciado, est� escrito "Sem fazer A multiplica��o" e n�o "sem fazer multiplica��es".
Ent�o qualquer solu��o que n�o seja 7583*999=7575417 � v�lida, como por exemplo a sua a� em cima ou algo do tipo
7583*900+7583*90+7583*9=6824700+682470+68247=7575417 ou qualquer coisa que fosse uma equival�ncia :P
Em 24/04/07, Ben� <
bene@ccet.ufrn.br> escreveu:999 = 1000 - 1. Portanto, 7583*999 = 7583000 - 7583.
Benedito
----- Original Message -----
From: "Filipe de Carvalho Hasch�" <filipe_carvalho@hotmail.com>
To: <
obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, April 24, 2007 1:44 PM
Subject: [obm-l] RE: [obm-l] D�VIDAS ING�NUAS!
>
>>Como posso achar o produto de 7583*999 sem fazer a multiplica��o
>>
>
> =======================================================
> ---> eu pensei em fazer 7583*(1000-1) e aplicar a distributiva.
> mas n�o pode fazer multiplica��o...
>
> 1� d�vida: vale colocar "3 zerinhos" � direita em vez de multiplicar por
> mil?
> 2� d�vida: posso multiplicar 7583 por 1? ou isso tb � considerado uma
> multiplica��o?
> ========================================================
>
>>
>>Por que chamamos eixo dos x ao eixo horizontal e dos y ao eixo vertical?
>>
>
> ========================================================
>
> Engra�ado... hj mesmo estava dando aula pro 1� ano do E.M. e propus o
> seguinte exerc�cio:
>
> "Nas senten�a: - x +
2.y - 3 = 0 , identifique:
> ---> a vari�vel independente;
> ---> a vari�vel dependente;
> ---> o coeficiente angular;
> ---> o coeficiente linear."
>
> Obviamente, todos os alunos colocaram q a vari�vel independente era "x".
> Ta� uma boa hora pra querbrar esse tipo de paradigma tendencioso.
>
> E se a senten�a fosse: - z + 2.w - 3 = 0 ??
>
> Ent�o � bom deixar claro para o nosso aluno q h� paradigmas a serem
> quebrados.
> A vari�vel "y" tamb�m poderia ser adotada como a vari�vel independente.
> E isso enceja no caso em q o eixo "horizontal" seria a reta dos valores de
> "y".
>
> Al�m do mais (j� fora desse exemplo), podemos ter um sistema N�O-ORTOGONAL
> de coordenadas cartesianas. E a�, se tiver eixo deitado, n�o haveria eixo
> "em p�".
>
> Bem... isso tudo deve ser considerado dependendo do est�igo de aprendizado
> do nosso aluno.
> Aprendizado n�o � uma seq��ncia "linear" de conhecimentos adquiridos.
> Muitas vezes precisamos "passar por cima" de conceitos formais afim de
> desenvolver uma melhor compreens�o de certos asuntos.
> T�o logo poss�vel, podemos retomar esse conceito formal para "reaprender
> corretamente" aquele assunto.
>
> Esse assunto d� muito pano pra manga.
> O importante � que devemos ser vigilantes em nossas pr�ticas de ensino.
>
> Abra�os,
> FC.
>
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> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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