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[obm-l] PER�ODO CHUVOSO!



Sendo a/b = c , ele pode obter r assim: r = a - ([c]*b) , onde [] � a parte inteira do numero.
q = [c]
 
[]s
 
 
 
> Creio que , se n�o me enganei ,basta ele observar que a divis�o gira em torno do denominador.
>  
> assim :
>  
> 1)30/12= 2,5 equivale a 2*12+0,5*12*
>  
> assim quociente � 2 o resto 6.
>  
> 2) 51/12 =4,25 equivale a 12*4+0,25*12
>  
> quociente= 4 e resto = 3
>  
> 3)81/12 = 6,75  ---> quociente= 6 e resto = 0,75*12 ou 3/4*12=9
>  
> um abra�o.
>  
> Bruno Mostly
>
Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis <jorgelrs1986@hotmail.com> escreveu:
Turma! At� que enfim o nosso inverno chegou amenizando o sofrimento no
semi-�rido, a come�ar pelo racionamento ao trocar um cano de uma polegada
por dois de meia polegada. E por falar! em �gua, nenhuma surpresa quanto �
resposta do fant�stico, em que se molha mais quem corre na chuva ao inv�s de
quem anda. Surpresa mesmo, foi descobrirmos que tanto o peso como o macaco
em extremidades diferentes de uma corda que passa por uma roldana sobem
simultaneamente, Incr�vel, n�o!. E quanto ao carretel de linha puxado
horizontalmente para a direita...? Afinal! quem tem mais sede num clima seco
de deserto - uma crian�a ou um adulto? Por que a �gua n�o sobe quando ferve
ao contr�rio de outros l�quidos? Se dispomos de sua f�rmula, por que n�o se
consegue fazer �gua?

Voc�s sabiam...que nos c�rebros de toda a sua fam�lia h� �tomos que
realmente j� pertenceram a Einstein, assim como outros vindos de Mick
Jagger, embora as configura��es desses �tomos com rela��o aos outros sejam
completamente diferentes! Se voc� est� num daqueles dias em que sente que
jamais servir� para nada, conforte-se sabendo que muitos dos �tomos que
! agora o constituem existir�o para sempre nos corpos de todas as pessoas na
Terra que ainda est�o por vir...

Numa li��o de casa havia um exerc�cio que pedia o quociente e o resto de
muitas divis�es. O aluno, com pregui�a, resolveu fazer tudo com a
calculadora. Apareceram coisas assim: 30/12=2,5 ; 51/12=4,25 ; 81/12=6,75.
Como pode o aluno, sem efetuar as divis�es e ainda usando a calculadora,
saber qual � o quociente e o resto?

Abra�os e haja chuva!

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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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