[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] USO INTELIGENTE DA CALCULADORA!



Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis wrote:

> Dispondo de uma calculadora de 8 d�gitos no visor, como obter todos os 
> algarismos do n�mero 2^64?
>
> Dica: Um caminho promissor � decompor 2^32 em tr�s parcelas 
> convenientemente escolhidas e, em seguida, utilizar a f�rmula (a + b + 
> c)^2
>
>
> De posse de uma calculadora de alta precis�o, o aluno efetua o produto 
> de 95 noves por 95 cincos e obt�m um n�mero cuja soma dos algarismos � 
> igual a...
>
>
> Na minha calculadora, uma das teclas de 1 a 9 est� com defeito: ao 
> pression�-la aparece na tela um d�gito entre 1 e 9 que n�o � o 
> correspondente. Quando tentei escrever o n�mero 987654321, apareceu na 
> tela um n�mero divis�vel por 11 e que deixa resto 3 ao ser dividido 
> por 9. Qual � a tecla defeituosa? Qual � o n�mero que apareceu na tela?
>
> Abra�os!
>
> _________________________________________________________________
> MSN Messenger: converse online com seus amigos .  
> http://messenger.msn.com.br
>
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
>
>
Os problemas s�o at� bacanas mas e a calculadora nisso tudo? A mensagem 
junto com o subject sugere que o uso inteligente da calculadora � n�o 
usa-la (o que eu discordo). O que aparece na mensagem s�o problemas 
contextualizados em torno de calculadoras e na� o uso inteligente delas 
.. Acho qeu o problema dos 95 noves e 95 cincos eh olimpico (estadual do 
rj ou brasileira acho) e o enunciado na prova n�o falava nada de 
calculadora..

[]'s MP
=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================