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[obm-l] EQUILIBRIO DE NASH!
Situa��o em que atores econ�micos interagindo entre si escolhem sua melhor
estrat�gia, dadas as estrat�gias escolhidas pelos demais atores. Vejamos o que
acontece se Pedro e Ana decidem separadamente quanta �gua produzir. Imagine que
Pedro espere que Ana forne�a apenas 30 litros. Pedro teria o seguinte
racioc�nio: "Eu tamb�m poderia produzir 30 litros. Neste caso, um total de 60
litros de �gua seria vendido ao pre�o de $60 o litro. Meu lucro seria de $1800.
Mas eu poderia produzir 40 litros a $50 o litro, e meu lucro seria de $2000.
Mesmo que o lucro total do mercado seja reduzido, meu lucro ser� mais alto,
porque terei uma maior fatia do mercado". Naturalmente, Ana poderia raciocinar
da mesma forma. Se isso viesse a ocorrer, cada um levaria 40 litros de �gua �
cidade. As vendas totais seriam de 80 litros e o pre�o se reduziria para $40.
Portanto, se os duopolistas perseguirem seus interesses individuais ao decidir
quanto produzir, eles produzir�o uma quantidade maior do que a do monop�lio,
cobrar�o um pre�o menor do que o monop�lio e seu lucro ser� inferior ao lucro
monopolista. Embora a l�gica do interesse pr�prio aumente a produ��o acima do
n�vel do monop�lio, ela n�o leva o duop�lio a alcan�ar a aloca��o competitiva.
Veja o que acontece quando cada um dos duopolistas lucra $1600. Neste caso a
l�gica do interesse pr�prio leva Pedro a uma conclus�o diferente: "Agora, meu
lucro � de $1600. Se eu aumentar a minha produ��o para 50 litros, um total de
90 litros poder� ser vendido a um pre�o de $30, o litro. Meu lucro ser� de
apenas $1500. Em vez de aumentar a produ��o e derrubar o pre�o, � melhor para
mim manter a produ��o em 40 litros". Uma vez alcan�ado este equilibrio de Nash,
nem Pedro nem Ana t�m incentivo para alterar sua decis�o. Elementar, n�o!
NOTA: N�o merece nem o pr�mio Jabuti, quanto mais um Nobel como G�nio!
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