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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Mat. = ci�ncia exata?



Longe que querer parecer um especialista no assunto, e
j� tentando contribuir para a lista, recomendo a
leitura de "O Ponto de Muta��o" de Kapra. L� h� um bom
texto sobre as influ�ncias culturais sobre o
pensamento cient�fico... Sobre os interesses dos
matem�ticos, ouvi falar de um sujeito nos EUA que
parou de pesquisar sobre hiperespa�os ao saber da
poss�vel utilidade pr�tica de seus resultados na
teoria de codifica��o de informa��es... O que pensam a
respeito?




 --- Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com> escreveu: >
Ola Duda e demais
> colegas desta lista ... OBM-L,
> 
> Se bem entendi a sua colocacao, o pessoal da
> Licenciatura tem uma concepcao 
> da Matematica semelhante a do Leibniz. Esse
> Matematico - que descobriu o 
> Calculo Diferencial, entre muitas outras
> contribuicoes - reiteradamente 
> afirmava  que "Se nos percebermos internamente as
> necessidades externas do 
> mundo, encontraremos caminhos validos para tratar
> dos grandes problemas 
> matematicos"
> 
> Segundo este Matematico, uma obra Matematica valida
> e um produto de carater 
> universal e intemporal, que se impoe alem de toda
> critica por se fundamentar 
> em provas incontestaveis. Assim, um Matematico, por
> mais egoista e simplorio 
> que seja, ao descobrir e/ou desenvolver novos ramos,
> estara dando uma 
> contribuicao para toda a humanidade e, neste
> sentido, a sua mente 
> necessariamente entrou em sintonia com as grandes
> necessidades estruturais 
> que caracrterizam um determinado momento historico.
> 
> Isto explicaria descobertas semelhantes por pessoas
> distintas que nao se 
> conhecem : simplesmente e uma necessidade do
> momento, isto e, nao haveria 
> uma outra forma de tratar e abordar as questoes.
> Entretanto, e importante 
> que se diga que "sentir" qual a direcao do progresso
> humano em um ramo 
> qualquer do conhecimento e uma qualidade rara, em
> cada seculo parecendo 
> haver poucas pessoas com tal habilidade ( como, sem
> duvida, tinha o Leibniz 
> ).
> 
> Quais seriam, hoje, as necessidades do mundo ?
> 
> Um cara que desenvolveu esta tese ate as ultimas
> consequencias foi o Hegel, 
> segundo o qual a historia ( cultura ) explica todos
> os fenomenos com base na 
> triade dialectica tese-antitese-sintese : alguem
> propoe uma tese ( por 
> exemplo, a mecanica newtoniana ) que vai se
> desgastando e mostrando 
> fissuras. Surge uma antitese que procura contornar
> os problemas ( por 
> exemplo, a mecanica quantica ). Com o passar do
> tempo vem a uniao harmonioso 
> das duas, isto e, a sintese. A sintese passa a ser a
> tese e todo o ciclo se 
> repete, sucessivamente.
> 
> Bom, fazer Matematica e sem duvida agradavel, mas,
> dado as implicacoes 
> humanas que dela promanam, nao pode ser uma mera
> brincadeira ... Existe uma 
> coisa seria aqui. Como Matematicos, qual a nossa
> responsabiolidade ? Buscar 
> somente a propria gloria ? Evidentemente que nao e
> isso ...
> 
> A verdade sempre foi, e, e sera um dos maiores
> valores de nossa cultura ... 
> E parece certo que a Matematica nao e a "Verdade",
> mas, hoje, ja e 
> igualmente certo que nao chegaremos a Verdade,
> qualquer que ela seja, sem 
> antes passar pela Matematica.
> 
> Um Abraco
> Paulo Santa Rita
> 3,1004,300903
> 
> 
> >From: "Eduardo Casagrande Stabel"
> <dudasta@terra.com.br>
> >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> >Subject: [obm-l] Mat. = ci�ncia exata?
> >Date: Tue, 30 Sep 2003 00:28:33 -0300
> >
> >Ol�!
> >
> >Estou cursando a cadeira de Hist�ria da Matem�tica,
> junto com o pessoal da
> >Licenciatura em Matem�tica. Um colega disse, em
> sala de aula, que a
> >Matem�tica � uma ci�ncia humana. Eu achei a id�ia
> muito boba, mas,
> >conversando com uma colega, constatei - para meu
> espanto - que h� grupos de
> >pesquisa que estudam (?!) a possibilidade de a
> matem�tica n�o ser uma
> >ci�ncia exata, querendo significar (pelo que eu
> entendi) que a matem�tica �
> >cultural, dependendo do contexto hist�rico ou algo
> assim.
> >
> >Para ser franco, como muitas das coisas discutidas,
> eu n�o consegui
> >compreender sobre o que se falava. Parece que o
> pessoal da Licenciatura tem
> >uma vis�o de matem�tica muito identificada com
> educa��o matem�tica. Algu�m
> >tem alguma id�ia de o que eu estou falando?!
> >
> >Abra�o,
> >Duda.
> >
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