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Re: [obm-l] Cochilo na aula de algebra
Title: Re: [obm-l] Cochilo na aula de algebra
Oi, Fael:
Veja a solucao do Yuri.
Um abraco,
Claudio.
on 09.08.03 22:18, Faelccmm@aol.com at Faelccmm@aol.com wrote:
Pelo teorema das raizes racionais temos as raizes p/q da eq. de modo que a[n] eh divisor de q e a[0] eh divisor de p.
No problema abaixo temos a[n] = 1 e a[0] = 1024. Com a[n] =1 e as raizes sao reais e positivas, temos que as raizes da equacao abaixo eh o conjunto dos divisores positivos de 1024 (=2^10) que sao obtidas tomando-se o produto 2^10 dois a dois {2,4,8,16,32,64,128,256,512,1024}
Se cometi algum deslize, por favor Claudio (ou qualquer outro participante) me corrija.
Em uma mensagem de 9/8/2003 20:11:17 Hora padrão leste da Am. Sul, claudio.buffara@terra.com.br escreveu:
Caros colegas:
Aqui vai um bonitinho:
Um estudante acordou no fim de uma aula de algebra a tempo de ouvir o
professor falar: "...e vou dar uma dica pra voces: todas as raizes sao reais
e positivas."
Quando ele olhou pro quadro-negro, viu uma equacao polinomial de 10o. grau
que o professor tinha dado como dever de casa e que ele comecou a copiar
feito um maluco.
Infelizmente, o professor apagou rapidamente o quadro e ele soh teve tempo
de copiar os dois primeiros termos: x^10 - 20*x^9. Ele tambem reparou que o
termo constante era +1024.
Pergunta: Quais as raizes da equacao?
Um abraco,
Claudio.