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Re: [obm-l] Cochilo na aula de algebra



Title: Re: [obm-l] Cochilo na aula de algebra
Oi, Fael:

Veja a solucao do Yuri.

Um abraco,
Claudio.

on 09.08.03 22:18, Faelccmm@aol.com at Faelccmm@aol.com wrote:

Pelo teorema das raizes racionais temos as raizes p/q da eq. de modo que a[n] eh divisor de q e a[0] eh divisor de p.
No problema abaixo temos a[n] = 1 e a[0] = 1024. Com a[n] =1 e as raizes sao reais e positivas, temos que as raizes da equacao abaixo eh o conjunto dos divisores positivos de 1024 (=2^10) que sao obtidas tomando-se o produto 2^10 dois a dois  {2,4,8,16,32,64,128,256,512,1024}
Se cometi algum deslize, por favor Claudio (ou qualquer outro participante) me corrija.


Em uma mensagem de 9/8/2003 20:11:17 Hora padrão leste da Am. Sul, claudio.buffara@terra.com.br escreveu:




Caros colegas:

Aqui vai um bonitinho:

Um estudante acordou no fim de uma aula de algebra a tempo de ouvir o
professor falar: "...e vou dar uma dica pra voces: todas as raizes sao reais
e positivas."

Quando ele olhou pro quadro-negro, viu uma equacao polinomial de 10o. grau
que o professor tinha dado como dever de casa e que ele comecou a copiar
feito um maluco.

Infelizmente, o professor apagou rapidamente o quadro e ele soh teve tempo
de copiar os dois primeiros termos: x^10 - 20*x^9. Ele tambem reparou que o
termo constante era +1024.

Pergunta: Quais as raizes da equacao?

Um abraco,
Claudio.