Mais um sábio.Sábio mesmo,sem ironia,claro.
Depois darei exemplos de questões q tenho dificuldades.Em razão de tanta
gente responder com falta de bons modos,acho q não fui muito conciso.
Re:12/12=1%
[ ]´s
João Paulo
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 11:24
AM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l]
Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II
Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque
sei que essa é a angústia de vários alunos que foram massacrados com algumas
besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante,
deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o
próprio professor não o via assim. Você e milhões de jovens são o produto da
má formação desses professores e também do sistema de ensino das escolas, que
enfiam uma enorme lista de conteúdos goela a dentro do professor que, por sua
vez, faz o mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matemática. Vi
nela a beleza que foi vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton,
Russell, Einstein, Aristóteles e quase todos os outros nossos grandes
filósofos e pensadores. Mas via também que meus colegas de turma não pensavam
assim e eu tentava mostrar a eles a ligação de tudo aquilo com o nosso mundo
real, como por exemplo, a beleza dos padrões matemáticos contidos numa colméia
de abelhas. Mas não tinha sucesso, visto que, dos poucos colegas que
entendiam, alguns não achavam interessante e diziam um pungente "e daí?". Como
professor de matemática, sempre me esforcei em não reproduzir alunos como
você, mas também fui vítima da correria de "dar a matéria" e não pude evitar
completamente este mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos a
fazerem matemática, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a
arte do que para edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda
essa angústia e comece a olhar a matemática com outros olhos. Um
ótimo livro (bem light) é "O último teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da
editora Record. Não tem conta chata para fazer, é só texto (embora acho que
contas chatas devam existir pois não dá pra ficar só no papo). Se quiser,
posso indicar muitos outros.
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de
raízes com índices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte
problema.
Se um capital está aplicado (juros
compostos) a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
Sent: Saturday, July 12, 2003 5:24
PM
Subject: Re: [obm-l]
Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II
Brilhante Shine!!! Brilhante mesmo!!! Vou imprimir seu
texto...digno de um grande professor!!!
Parabéns! Crom
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