[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
[obm-l] O Erro Comum da Generaliza��o ( Ou indu��es equivocadas )
H� muito tenho me impressionado com a capacidade, creio exacerbada sobretudo
nos brasileiros, de falarem com certeza sobre temas que absolutamente
desconhecem. � bastante comum um aluno do ciclo b�sico de qq curso de
engenharia afirmar que os cursos de c�lculo diferencial e integral s�o
desnecess�rios, posto que existem calculadoras cient�ficas altamente
avan�adas. Ainda pior, muitos alunos dos ensinos fundamental e m�dio , e
tb "pr�-vestibulandos" que , ainda que com enorme desconhecimento de
m�rito, apostam que a Matem�tica � algo abomin�vel e absolutamente
desnecess�rio a um cidad�o "comum", mesmo sem saber exatamente o que vem a
ser Matem�tica. Afirma��es do tipo: "todos os professores (... )" s�o, �
luz da l�gica matem�tica, absolutamente levianas, pois se tratam da
mal-fadada indu��o e�p�rica, isto �, a generaliza��o de um fato � partir de
uma certa quantidade de casos particulares. Causa-me certa estranheza o
comportamento desrespeitoso com que uma ci�ncia, e evidentemente
encontram-se a� desrespeitados seus pesquisadores, � tratada por aqueles
que, por qq motivo, n�o a conhecem. � mais ou menos como a atitude da
crian�a que nunca comeu uma certa verdura, mas n�o gosta da mesma. Seria
sadio que n�s professores de Matem�tica, principalmente, especialmente
aqueles que formam os futuros professores , como meu caso, tent�ssemos cada
dia mais , reduzir o distanciamento entre o mito matem�tico e a realidade
matem�tica. S� assim deixar�amos de ser v�timas( ou algozes... ) do sistema
educacional vigente.
Sauda��es,
Frederico.
_________________________________________________________________
MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com
=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================