[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Questão primária ? [SPAM]***** (5.7)



Title:
1) O seu problema eh um problema de teste de hipoteses. Sob a hipotese da retirada ser feita ao acaso ou, mais precisamente, sob a hipotese de, em cada sorteio, cada bola ter probabilidade 1/16 de ser sorteada, a distribuição de frequencia esperada eh
bola 1... 100 vezes
bola 2... 100 vezes
.............................
bola 16... 100 vezes.
A distribuição observada na sua experiencia eh algo do tipo
bola 1...150 vezes
bola 2...130 vezes
...........................
Façamos um parenteses :  Teoricamente,cada bola não deveria sair 100 vezes ? A resposta a sua pergunta eh nao. Ha flutuaçoes devidas ao acaso. O que eh razoavel eh esperar que as frequencias observadas fiquem proximas das frequencias esperadas, caso a hipotese (probabilidades iguais) seja verdadeira. A grande disparidade entre as frequencias esperadas e observadas eh um indicio de que a hipotese deva ser falsa. Uma pequena disparidade nao aponta para a falsidade da hipotese, pois pode ser explicada como fruto do acaso.

Estatisticos tem procedimentos para saber se uma disparidade eh ou nao significativa, ou seja, se indica a falsidade da hipotese ou se pode ser fruto do acaso. Tais procedimentos sao chamados de Testes de Hipoteses e fazem parte de uma parte da Estatistica chamada de Inferencia Estatistica. Mais precisamente, o procedimento para comparar  uma distribuição de frequencias esperada com uma observada eh o teste (de aderencia) de qui-quadrado. Voce pode aplicar esse teste aos seus dados no Excel. Procure por Teste.Qui no assistente de função.  A saida  eh  a probabilidade de, sendo verdadeira a hipotese, a flutuaçao ser devida ao acaso.  Ou seja, uma saida pequena  aponta para a falsidade da hipotese.

Comentario: Saida pequena eh abaixo de 0,05 (um estatistico acharia que a hipotese deve ser falsa) ou, melhor ainda, abaixo de 0,01 (
um estatistico acharia que a hipotese eh falsa).



Outro parenteses: No seu exemplo original com os dados, voce dizia que as probabilidades deveriam se aproximar da NORMAL. Isso é falso. As probabilidades devem se aproximar da Uniforme.


Observaçao final: Embora voce nao tenha fornecido os numeros da sua experiencia, acredito, pelos poucos numeros que voce citou, que o p-valor (a saida do teste) va ficar bem abaixo de 0,01, ou seja, as bolas nao foram sacadas ao acaso.





Carlos Sergio Carvalho wrote:
Prezado Senhor Augusto Cesar de Oliveira Morgado
 
Por ser novo na lista e não ter muitos conhecimentos matemáticos,não consegui fazer-me entender.Citei os "dados" na tentativa de fazer uma comparação.A questão é:Tenho  uma urna com 16 bolas numeradas de 1 a 16. Em 1600 operações de retirada de 1 bola,observo que uma bola sai 150 vezes,outra bola 130,outra 40 e por aí vai.Teoricamente,cada bola não deveria sair 100 vezes ? A questão merece estudo ?  Obrigado.