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[obm-l] RE: [obm-l] POLÊMICA DAS FRAÇÕES - A LINHA DA IGUALDADE



Nunca ouvi falar em tal notação. Sugiro que seu amigo troque de professor ede colegas. Achincalhar alguém em sala de aula decididamente não é atitude digna de um verdadeiro professor, e nem de verdadeiros colegas.

Artur

Tudo bem, pessoal?

      Ocorre que um colega meu foi axincalhado pelos colegas na sua aula de Matemática (e pelo professor também) simplesmente porque não conhecia a seguinte notação: "A barra maior da divisão de frações está na linha da igualdade". Palavras de seu professor de matemática. Explicando melhor, significa que, quando temos várias divisões a fazer simbolizadas todas com barras iguais (ex.: 2/2/3), ou seja, não há barras maiores nem menores, a maior barra é a que está na linha da igualdade. Não pude ajudá-lo pois também não conhecia essa notação, que julguei totalmente desarroazada. "Estabeleceu-se uma polêmica e meu colega quer se ressarcir de todo mal que lhe foi causado". O problema em sala de aula foi:

Calcule o produto A .B em que:

A

/

2     =      4 

/              /

3             B

               /

               3

[Exatamente deste jeito ]

      Olhando num caderno sem pauta, ou seja, para o conhecido L.D. e posteriormente para o L.E., chegamos em A:2:3 = 4:B:3 e finalmente em A .B = 8. O professor dele fez (A:2):3 = 4:(B:3) => A .B = 72.

      É claro que a segunda solução tem sua lógica. Mas, existe mesmo esta notação? Peço que, por gentileza, esclareçam a nossa dúvida, que é conceitual.

 


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