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[obm-l] Re: [obm-l] resta um -t�ticas" ajuda "



"Como determinar" eu n�o sei...
Na verdade n�o tenho a menor id�ia de qual a l�gica por tr�s disto,
mas quando eu era crian�a uma vez meu av� conseguiu resolver sem
querer, e eu decorei a solu��o.
Vamos numerar as casas do tabuleiro assim:

       1  2  3
       4  5  6
 7  8  9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
      28 29 30
      31 32 33

A casa do meio, 17, � a que come�a vazia.
Eu vou escrever 19 -> 17 significando, "a pe�a que est� na casa 19 pula para a casa 17, comendo a pe�a que est� no meio".
Para resolver, fa�a esta sequencia de movimentos:

19 -> 17
30 -> 18
27 -> 25
13 -> 27
24 -> 26
27 -> 25
22 -> 24
31 -> 23
33 -> 31
16 -> 28
31 -> 23
 4 -> 16
 7 -> 9
21 -> 7
10 -> 8
 7 -> 9
12 -> 10
 3 -> 11
 1 -> 3
18 -> 6
 3 -> 11
16 -> 4
 4 -> 6
 6 -> 18
18 -> 30
30 -> 28
28 -> 16
17 -> 5
15 -> 17
24 -> 10
 5 -> 17

Ufa! Espero n�o ter digitado nenhum n�mero errado...

A outra configura��o eu n�o entendi como �, poderia fazer um desenho para eu ver se consigo resolver?


- Juliana

----- Original Message -----
From: "haroldo" <divaneto@uol.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, April 04, 2002 7:50 PM
Subject: [obm-l] resta um -t�ticas" ajuda "


como determinar um algoritmo para vencer sempre em um jogo de resta um com 15 posi��es(14 pe�as) em formato de n�mero triangular e
no resta um tradicional com um tabuleiro (33 casas em forma de cruz com 32 pe�as )


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