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[obm-l] Re: [obm-l] resta um -t�ticas" ajuda "
"Como determinar" eu n�o sei...
Na verdade n�o tenho a menor id�ia de qual a l�gica por tr�s disto,
mas quando eu era crian�a uma vez meu av� conseguiu resolver sem
querer, e eu decorei a solu��o.
Vamos numerar as casas do tabuleiro assim:
1 2 3
4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
31 32 33
A casa do meio, 17, � a que come�a vazia.
Eu vou escrever 19 -> 17 significando, "a pe�a que est� na casa 19 pula para a casa 17, comendo a pe�a que est� no meio".
Para resolver, fa�a esta sequencia de movimentos:
19 -> 17
30 -> 18
27 -> 25
13 -> 27
24 -> 26
27 -> 25
22 -> 24
31 -> 23
33 -> 31
16 -> 28
31 -> 23
4 -> 16
7 -> 9
21 -> 7
10 -> 8
7 -> 9
12 -> 10
3 -> 11
1 -> 3
18 -> 6
3 -> 11
16 -> 4
4 -> 6
6 -> 18
18 -> 30
30 -> 28
28 -> 16
17 -> 5
15 -> 17
24 -> 10
5 -> 17
Ufa! Espero n�o ter digitado nenhum n�mero errado...
A outra configura��o eu n�o entendi como �, poderia fazer um desenho para eu ver se consigo resolver?
- Juliana
----- Original Message -----
From: "haroldo" <divaneto@uol.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, April 04, 2002 7:50 PM
Subject: [obm-l] resta um -t�ticas" ajuda "
como determinar um algoritmo para vencer sempre em um jogo de resta um com 15 posi��es(14 pe�as) em formato de n�mero triangular e
no resta um tradicional com um tabuleiro (33 casas em forma de cruz com 32 pe�as )
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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista � <nicolau@mat.puc-rio.br>
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