[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: Assuntos que caem nas olimp�adas 3



Caro Marcelo,

Respeito profundamente seu ponto de vista mas ele se resume mais ou menos
assim:

"N�o podemos ensinar matem�tica para esses garotos porque, apesar de talentosos,
eles n�o sabem matem�tica."

 � um pensamento comodista.

O objetivo da olimp�ada � o de "incomodar", de provocar jovens e professores.
H� v�rias maneiras de fazer isso.

1) Uma delas � elaborando provas de "racioc�nio". Ser� que jovens preparados
de melhores escolas tamb�m n�o levam vantagem nesse tipo de prova? Obviamente
tamb�m existe matem�tica por tr�s de cada quest�o de "racioc�nio" que se
prop�e; a diferen�a � que � uma matem�tica n�o usualmente tratada nas escolas.
Ainda mais: Acredito que � com este tipo de situa��o que os "privilegiados"
levam mais vantagem por possuirem uma forma��o mais ampla. 

A quest�o que estou levantando n�o � Escola Particular X Escola P�blica
ou qualquer coisa similar. Acredito que esse � um problema muito mais profundo
e n�o � objetivo dessa lista.

2) Outra maneira de motivar professores e alunos � com desafios relacionados
ao dia a dia da sala de aula, como expliquei na primeira mensagem. A diferen�a
aqui � que trata-se de um jogo no qual as pe�as, ou seja, a matem�tica,
s�o conhecidas antes e isso provoca um estudo completo por partes de professores
e alunos antes das olimp�adas.

� claro que uma olimp�ada ideal deve misturar essas duas maneiras.

S� para dar um exemplo, uma excelente quest�o que caiu na segunda fase da
OBM foi a dos �culos, que est� sendo discutida nesses dias (a da probabilidade).

N�o se engane achando que as quest�es de "racioc�nio" n�o s�o mais t�cnicas
que as tradicionais. Muitas vezes as solu��es oficiais escritas escondem
toda uma teoria que pode ser bastante conhecida por alunos treinados. Pode
ser um problema de grafo que � um caso particular de um teorema conhecido
ou um problema que usa uma batida t�cnica de invariante.


N�o quero criar pol�mica. Apenas estou propondo e colocando em debate que
a OBM cobre mais assuntos ligados a sala de aula, principalmente na 1a e
2a fase. 
-- Mensagem original --




___________________________________________________________

http://www.zipmail.com.br O e-mail que vai aonde voc� est�.