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Re: Re: sugestão
Concordo plenamente com o Colega ( os exemplos foram perfeitos) e essa é a
minha opinião tambem! Nada de separação na lista!!!
[]'s MP
----- Original Message -----
From: <alexv@esquadro.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Friday, August 18, 2000 6:17 AM
Subject: Re: Re: sugestão
> Estive pensando (ihhh...) um pouco sobre esse negócio de questões triviais
> e questões difíceis, senão vejamos:
>
> Eu encaro da seguinte forma: Não há questão, qualquer que seja o seu
> nível, que não mereça atenção de alunos ou professores. Se um leitor a
> considerar elementar para o seu nível de conhecimento ele deve se lembrar
> que ao emitir comentários, sugerir leituras sobre o assunto ou mesmo
> mostrar o caminho da solução, ele estará ajudando: 1)à quem enviou à
> dúvida; 2)estará ajudando a tantos outros que talvez ainda não tenham
> percebido que possuem a mesma dúvida; 3) por último estará no mínimo
> exercitando, mesmo que sem perceber, os seus conhecimentos.
> Caso a questão seja de nível superior ao conhecimento de um leitor, isso
> deve servir de incentivo, motivação, para que ele procure aprender um
> pouco mais, mesmo que gradualmente, sobre os assuntos relacionados à
> questão.
>
> Vocês já pensaram se o Ralph , O Gugu , o Nicolau (até aqui já são 4
> medalhas de ouro em IMO's), O Eduardo Wagner, O Morgado, e tantos outros,
> simplemente resolvessem pensar " Ahh, essa questão é trivial demais para o
> meu nível... vou ignorá-la" quando encontrassem questões que para eles
> fossem elementares, mas que para nós não são?? O que seria dessa nossa
> discussão em matemática?.
>
> Por outro lado, Andrew Weil (é assim??) conheceu o Teorema mais famoso do
> mundo (lembram, o ùltimo de Fermat.) com apenas 10 anos de idade, e o
> perseguiu a vida toda. Ou seja, ele desenvolveu matemática exatamente por
> ter se defrontado com um problema que ele (e todo mundo, literalmente!)
> simplesmente não consegui resolver. E se ele tivesse, como tantos fizeram,
> desistido por pensar " Ahhh.. isso está bem acima do meu nível!". Mas não,
> ele preferiu encara de outra forma,aprendeu matemática gradualmente e isso
> era apenas o começo da brincadeira.
>
> Eu quando era do primário ficava fascinado com o pessoal do ginásio porque
> eles somavam x e y e encontram números como resposta. Eu ainda não sabia
> nada sobre o assunto, e pra mim aquilo parecia difícil. Acho que foi por
> isso que resolvi estudar matemática...
>
> Era isso... desculpem o tempo tomado!
>
> []'s,
> Alexandre Vellasquez
>
>
>
> >se alguém acha um problema muito difícil, pode simplesmente ignorá-lo; se
> >o acha trivial, pode descartá-lo da mesma forma. E se alguém quiser
propor
> >um problema para as duas listas? Então todos aqueles que se inscreverem
> >nas duas listas receberão uma mensagem em duplicata.
> >
> >Essa é a minha opinião.
> >
>