[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: Provas f�ceis do IME...............
Muito interessante e importante o testemunho do Marcelo
Rufino de Oliveira (prazer em conhece-lo).
1) Eh fato comprovado, que uma prova que nao seja exageradamente
dificil, nem exageradamente facil, seleciona muito melhor do que um dos
desses dois extremos. Como muito bem disse o Marcelo, o objetivo de um
vestibular eh diferente do de uma Olimpiada.
2) So acho um pouco problematico este trecho:
> N�o acho que aumentar o n�vel dos vestibulares vai aumentar o n�vel das
>aulas no 1o e 2o graus. O que vai acontecer � elitizar cada vez mais a
>sele��o dos alunos. Vivemos no Brasil, que � terceiro mundo, possui muitas
>dificuldades na �rea da educa��o, com professores muito mau remunerados,
>pouco especializados e principalmente desestimulados. Provas mais dif�ceis
>iriam acabar piorando
Ele pode levar alguns a pensar que nao devemos tomar certas providencias,
que
deveriam ser tomadas em outros paises, porque nao somos suficientemente
desenvolvidos para isto. Eu nao concordaria com este tipo de visao.
Jose Paulo
-----Mensagem original-----
De: Marcelo Rufino de Oliveira <rufino@h8.ita.cta.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Domingo, 21 de Novembro de 1999 12:36
Assunto: Re: Provas f�ceis do IME...............
> Antes de come�ar a falar do assunto em pauta, queria me identificar para
>ficar mais claro a minha posi��o. Sou aluno do quinto ano de Engenharia
>Mec�nica-Aeron�utica do ITA (estou me formando) e conhe�o v�rias pessoas
que
>passaram no vestibular do IME. Eu acho as provas de matem�tica do IME antes
>de 1996 muito interessantes no que se refere ao desafio de resolver 10
>quest�es dif�ceis em apenas 4 horas. Entretanto como instrumento de
>vestibular ela n�o � adequada pois nivela por baixo a maioria dos
>vestibulandos. Conhe�o muita gente que passou no IME acertando apenas 3 ou
4
>quest�es de matem�tica (de 10) e indo bem nas outras provas. Alunos bons
>acabavam acertando a mesma quantidade de quest�es de alunos m�dios, pois
>somente as mais f�ceis eram acertadas por estes. Pelo que me passaram,
>somente uns 20 alunos por ano conseguiam fazer pontua��es boas na prova de
>matem�tica.
> Fiquei trancado um ano aqui no ITA e neste tempo dei aula em um cursinho
>preparat�rio para o ITA/IME e vi como � o esquema de trabalho. � um
massacre
>de quest�es resolvidas, sem se importar com a teoria, pois ela n�o �
>cobrada, isto para f�sica, matem�tica e qu�mica. Posso adiantar tamb�m que
>mais ou menos 50% das quest�es das provas do ITA e do IME s�o trabalhadas
>antes no cursinho, pois o esquema de provas n�o muda muito. Isto acaba
>elitizando a sele��o dos alunos, pois estes cursinhos s�o caros. Na minha
>turma do ITA passaram 35 alunos de um cursinho do Rio de Janeiro, e ano
>passado 21 alunos vieram de um cursinho de S�o Jos� dos Campos. Os pr�prios
>programas n�o eram adequados, o IME at� 95 cobrava limite, derivada e
>integral, e as quest�es n�o eram elementares. At� 93 o ITA cobrava desenho
>geom�trico na prova de matem�tica (�ltimas 5 quest�es). Se eles mudaram �
>porque analisaram que n�o havia necessidade de cobrar assuntos que
>normalmente n�o s�o ensinados no 2o grau, do mesmo modo que a prova do IME
>est� mais f�cil porque assim fica melhor para selecionar os alunos no
>vestibular. Eu conhe�o pelo menos 10 pessoas que est�o hoje no ITA e que
>passaram ano passado no IME e acertaram entre 6 e 8 quest�es na prova de
>matem�tica, que j� algo mais razo�vel que 3 ou 4.
> N�o acho que aumentar o n�vel dos vestibulares vai aumentar o n�vel das
>aulas no 1o e 2o graus. O que vai acontecer � elitizar cada vez mais a
>sele��o dos alunos. Vivemos no Brasil, que � terceiro mundo, possui muitas
>dificuldades na �rea da educa��o, com professores muito mau remunerados,
>pouco especializados e principalmente desestimulados. Provas mais dif�ceis
>iriam acabar piorando. Um esquema interessante que eu vi recentemente foi a
>prova do ENEM, que n�o exige decoreba e sim racioc�nio. Vai bem na prova
>quem tem capacidade e n�o quem fez cursinho. A pr�pria prova de f�sica do
>ITA agora est� cobrando quest�es que envolvem racioc�nio, aproximadamente
>30% das quest�es s�o assim.
> Quero deixar claro que adoro olimp�adas de matem�tica e quest�es de
>matem�tica desafiadoras, s� que isto tem sentido em competi��es de
>matem�tica e n�o em exame vestibulares, principalmente na realidade
>brasileira. Acredito que hoje o IME e o ITA encontraram um ponto de
>equil�brio nas suas provas, contando agora com quest�es f�ceis, m�dias e
>dif�ceis.
> Espero que mais pessoas se manifestem neste sentido, pois � um assunto
>bem importante. At� mais.
>
>Marcelo Rufino ITA 99
>
>
>
>
>
>